quinta-feira, 12 de julho de 2012

COLETA EXCLUSIVA DE LIXO

A prefeitura de Campo Grande está tentando empurrar guela abaixo uma licitação para a Coleta Seletiva de Lixo em nossa cidade. O mais interessante é que esse edital não foi consultado pela população através do Conselho Municipal do Meio Ambiente e que, pelo presente, as cooperativas de catadores ficarão completamente excluídos do certame. Como o lixo vale milhões, acaba despertando interesse de outros grupos econômicos e nessa semana a Fiems reuniu outras entidades, inclusive a associação dos supermercadistas para discutir esse processo.
Isso é um sinal de que as forças populares precisam se reorganizar para atuarem mais de perto no destino de nossa cidade. Os Conselhos, em geral, precisam ser respeitados e devem ser compostos por pessoas que lutam pelo interesse da comunidade. Deve haver mecanismo de controle para que os conselheiros não sejam cooptados por nenhum tipo de benefício em troca de favorecimento à políticas de interesse tão somente dos administradores.
Enquanto não nos organizarmos, a administração vai fazendo do jeito que quer e o poder econômico vai se reunindo e ocupando espaços que deveriam ser de todos nós.