terça-feira, 30 de outubro de 2012

O NOVO PREFEITO E A QUESTÃO INDÍGENA


Período eleitoral é um momento forte e importante de favorecimento do debate de ideias e de propostas administrativas para a nossa cidade. É o momento em que as pessoas saem de suas casas e vão convencer seus amigos e vizinhos e seguir suas ideias e as propostas dos candidatos que elas representam. Eu particularmente gosto muito disso e, tenho certeza, de que esses momentos nos fazem crescer como cidadãos preocupados com os rumos da sociedade onde vivemos. É uma pena que essa disposição de se debater acaba se resumindo a esse período e geralmente acabam se focando na pessoa do candidato ou em ideias que não estão em pautas para uma eleição municipal. Creio que não devemos ficar alheios a outros temas, mas acredito que tem temas que devemos discutir cotidianamente. Se esses assuntos não nos afetam diretamente, certamente atingem outros cocidadãos que talvez tenham seus direitos muito menos respeitados do que nós “civilizados”.
A questão indígena é uma delas. Embora a legislação específica é elaborada e acompanhada pela esfera federal, os municípios tem grande responsabilidade sobre esses povos. Conforme o censo 2010, temos cerca de 817.963 pessoas se autodeclararam indígenas. Dessas, há uma população estimada de 315.180 que moram em cidades. Outros tantos, cerca de 502.783, vivem em aldeias, algumas distantes e outras nem tanto da cidade.
Em Campo Grande, por exemplo, temos uma média de 12.000 indígenas que moram na região urbana, algumas delas em vilas específicas, chamadas aldeias urbanas, como a Aldeia Água Bonita, na região do bairro Nova Lima, a Aldeia Marçal de Souza, na região do bairro Tiradentes e uma terceira na região do bairro Jardim Noroeste, chamada Aldeia Darcy Ribeiro. Existem também vários indígenas que moram espalhados pelos bairros da nossa capital e são muito poucos os que se organizam em pequenos núcleos como o do bairro Guanandi. São pessoas que estão inseridas no contexto urbano, trabalhando, estudando e constituindo famílias, mas como forma de afirmação da sua cultura, se identificaram como sendo índios no último senso de 2010.
Por isso, o prefeito eleito Alcides Bernal vai ter que dar uma atenção toda especial à essa população, implementando políticas públicas específicas como moradias dignas, principalmente aos que residem na Aldeia Darcy Ribeiro, Saúde indígenas, escolas bilíngue, promovendo concurso de professores indígenas.
O prefeito e a população não devem ignorar esse assunto. Devem sim, olhar com muita atenção e com muita disposição de incluir esse assunto na pauta da política social para a nossa cidade nos próximos anos. Precisamos romper com a triste realidade da discriminação das pessoas e do poder público para com essa população. Precisamos criar uma cultura de acolhimento e da pacífica convivência entre as culturas. Precisamos ter a humildade de aprender com essa população a forma solidária de se viver como irmãos na construção da Terra Sem Males.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LAUDO PERICIAL SOBRE O VÍDEO


Segue abaixo o Laudo Pericial sobre o vídeo que Alcides Bernal supostamente estaria recebendo propina e negociando cifras milionárias para a sua campanha. Quero deixar registrado que esse laudo eu recebi por e-mail.

1 - ANDRÉ FARIA LEBARBENCHON, brasileiro, casado, Perito e Auditor, registrado no Conselho Regional de Contabilidade CRC/MS 3.818/O e na Comissão de Valores Mobiliários - CVM nº 6.394, Corretor e Avaliador, registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis CRECI/MS 4.605 e no Cadastro Nacional de Avaliador Imobiliário – CNAI nº 4.850. Conselheiro e Membro do Grupo de Estudos de Perícia Contábil do Conselho Federal de Contabilidade – período 1998-2004, Professor, Instrutor e Conferencista. Pós-graduado em Administraçãopelo Centro de Ensino Superior CESUP/UNIDERP na data de 1º/12/93, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV na data de 9/01/2008
2 - CLEIDE APARECIDA M. CHELES LEBARBENCHON, brasileira, casada, Perita Contadora, registro CRC/MS 8.029/O. Atua como Perita Judicial e como Assistente Técnica Pericial em todas as Comarcas do Estado e nas seções Judiciárias Estaduais e Federais em Mato Grosso do Sul e demais estados brasileiros. Bacharel em Direito pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande – MS.
3 - LEBARBENCHON SSempresa inscrita no CNPJ Nº 80.181.324/0001-02, e no Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul sob nº CRC/PR 3.527 T/MS, especializada em serviços de Perícias, Auditorias, Negócios Imobiliários e Avaliaçõestodos com endereço comercial abaixo descrito:
Avenida Afonso Pena, 3.504 - 15º andar, sala 156 - Edifício Empire Center - Centro - Campo Grande / MS - CEP 79002-948 - Fone/Fax (67) 3382-1151
Celular (67) 9981-0826 andre@lebarbenchon.com.br


Vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria apresentar seu PARECER PERICIAL DE EXAME DE DEGRAVAÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO consoante as determinações legais e Normas pertinentes.





2 – SÍNTESE DO OBJETO DA PERÍCIA


Constitui objeto do presente Parecer atender a empresa CENPAR – Comunicação S/C Ltda. para o Exame de Degravação de Áudio e Vídeo apresentado no site eletrônico YOUTUBE onde consta a apresentação de imagem e voz atribuída ao Senhor ALCIDEZ JESUS PERALTA BERNAL.

O presente trabalho, de degravação de áudio e disponibilizado com as seguintes características:
- tempo: 1min14seg
- tipo de gravação: Em ambiente fechado, provavelmente em restaurante;
- midia: gravação disponibilizada no site YOUTUBE.




3 – MÉTODOLOGIA ADOTADA PARA OS TRABALHOS PERICIAS



3.1 – ANÁLISE PERCEPTUAL
A partir da percepção auditiva e com o emprego de técnicas de filtragem, equalização e amplificação, quando necessário, o perito realizou a análise de conteúdo dos registros de áudio questionados, sob a forma de transcrição, onde os nomes próprios e/ou alcunhas, nomes de marcas e siglas aparecem grafados conforme a compreensão dos peritos. Os peritos procuraram de modo perceptivo e amparados em informações contidas na própria gravação, como autodenominações e vocativos, identificar os distintos interlocutores, assim como assinalar e atribuir a eles cada uma das locuções, cuja convenção adotada neste laudo é apresentada abaixo.
Foram também analisadas as imagens apresentadas no contexto geral com os comandos auditivos e em separados para que pudéssemos verificar a autenticidade ou não do vídeo analisado.

3.2 - TRANSCRIÇÃO DO CONTEÚDO DO ÁUDIO E VÍDEO QUESTIONADO
A identificação do nome dos interlocutores foi realizada com base na citação (identificação do nome do Senhor Alcides Bernal) com outra pessoa de voz masculina (Voz interlocutória).

NÍCIO DA GRAVAÇÃO:
Alcides Bernal
Se agente conseguir um bom desempenho, vão surgir parceiros. Quem chegar primeiro vai ser parceiro meu, quem não chegar ... Então você pode ter certeza absoluta que daqui há dois meses e 10 dias (intervalos de 19seg e 20seg quase contínuos), nós vamos pro segundo turno. Eu não tenho dúvida que vai dar segundo turno.

Voz Interlocutória
Além desse grupo que mandou entregar o dinheiro, tem outro pessoal que quer participar da tua vitória.

Alcides Bernal
*** Interferências por edição (de 32.419seg até 33.514seg) *** e tem?

Voz Interlocutória
Muito.

Alcides Bernal
Me apresenta a direção desse pessoal.

Voz Interlocutória
Pode ser 10 de setembro?

Alcides Bernal
Por aí. Se possível antes, se for dia 10 tá bom.

Voz Interlocutória
Vamos arrumar isso por que o grupo é forte. Você prefere que eles ajudem com material ou em dinheiro? Melhor dinheiro, né?
Alcides Bernal
Claro.

Voz Interlocutória
Quantos milhões a campanha vai precisar?

Alcides Bernal
Quinze (fala muito baixa e sobreposta a ruído externo, de difícil identificação)

Forte interferência sonora externa

Voz Interlocutória
Cê tem que tomar cuidado, por que você é o candidato dos pobres. Do primeiro grupo eu tô te passando 200 dos 300 mil que agente combinou.

Intervalo no áudio com sinal de edição entre 1:07.352min e 01:09.479min.

Voz Interlocutória
Pega o dinheiro rápido pro pessoal não ver.

FIM DA GRAVAÇÃO: 1:14min


3.3 – ANÁLISE DO CONTEÚDO DO ÁUDIO E VÍDEO QUESTIONADO
A análise do material compreendeu a conjunção do áudio com o vídeo e sobre esta perspectiva encontramos as seguintes características:
  1. Descompasso entre fala e as imagens postadas;
  2. Imagem do rosto do Senhor Alcides Bernal parada e olhando para cima e não para o interlocutor;
  3. Mistura de sons e timbre durante o vídeo;
  4. Movimento atribuída a mão do Senhor Alcides Bernal para “pegar o dinheiro” esta em desacordo com a postura do antebraço e braço;
  5. Não há movimento labial do Senhor Alcides Bernal;
  6. Não existe expressão do rosto do Senhor Alcides Bernal;
  7. Muitos ruídos de som;
  8. Muitas falhas de imagem caracterizando cortes de filmagem.

As pontuações acima demonstram uma montagem do áudio com o vídeo, caracterizando falsidade no documento produzido.





4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS


1 - O presente Parecer Pericial está registrado sob o código 

2 – Conforme o trabalho realizado, os Peritos podem dizer que o áudio e vídeo degravado, teve como protagonista duas pessoa, com características de um dialogo entre duas pessoas de voz masculina, sendo o palco um ambiente fechado, com características convincentes que o vídeo SÃO EDITADOS, ou seja, SÃO MONTADOS.

Colocamo-nos a disposição para os esclarecimentos julgados necessários.


Campo Grande, 23 de outubro de 2012.




ANDRÉ LEBARBENCHON
Perito e Auditor CRC/MS 3.818/0 / CVM 6.394
Corretor e Avaliador CRECI/MS 4.605 / CNAI 4.850
Perito




CLEIDE CHELES LEBARBENCHON
Contadora CRC/MS Nº 8.029/0
Perita




LEBARBENCHON – PERÍCIAS, AUDITORIAS,
NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS E AVALIAÇÕES
CNPJ: 80.181.324/0001-02


O VOTO DE CABRESTO, VERSÃO 2012


Esse governador não aprende mesmo, né!
Mesmo tendo sido um fator preponderante pela derrocada do seu candidato a prefeito, o governador não aprendeu ainda que sua arrogância, prepotência e soberba está sendo também um combustível muito eficaz para grande queda daqui há dois anos.
O último episódio, e tão lastimável como os outros, foi o governador querer tirar satisfação com a Universidade Católica Dom Bosco sobre a pergunta de número 31 da prova Desafio UCDB 2013. A pergunta traz uma nota da Revista Veja sobre o novo modelo de “curral eleitoral”, versão 2012, inaugurado pelo governador, que enquadra funcionários públicos para que façam campanha para seu candidato a prefeito de Campo Grande. Como se não bastasse, segundo reportagem do site Midiamax, o governador ainda ameaçou fazer retaliação à universidade caso esta não revelasse o nome do professor que elaborou a questão.
Primeiro: qual a finalidade de se querer saber o nome do professor? Vai mandar prender, processar ou o quê?
Segundo: Que tipo de retaliação o governador ameaçou de fazer? Cortar investimentos, que são públicos, em projetos de pesquisas da universidade? Cortar incentivos fiscais, que também são públicos?
Para esse tal governador a ficha ainda não caiu. Talvez a prepotência não o permite que se veja o quanto isso está lhe fazendo mal e mal às pessoas, inclusive seu candidato. Autocrítica não faz mal a ninguém, muito pelo contrário: é um excelente remédio para a alma e para o corpo, além de ajudar na harmonia e no bom convívio em sociedade.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

É TEMPO DE MUDANÇA



Nessa eleição, tal qual a de 1996, o sentimento que abarca a população é o sentimento da mudança, da renovação. A população já está cansada de se ver diante de escolher sempre os mesmos nomes ou os representantes dos mesmos grupos políticos quando há disputas para os mais diversos cargos institucionais do campo político.
Só para lembrar, em 1996 havia um quadro muito semelhante ao de agora. O cenário era de pulverização também.
Havia dois candidatos, considerados os mais fortes, Nelson Trad (o Pai) e o ex-prefeito Levy Dias, este considerado o líder em todas as pesquisas e famoso por suas obras estruturais dos anos 70 e, além disso, Levy dias tinha como vice o proeminente locutor e apresentador Maurício Picarelli.
No mesmo Pleito, ainda concorriam dois ilustres “desconhecidos” deputados: André Puccinelli (federal) e Zeca do PT (Estadual) que, com discurso moderno e que representavam a renovação, acabaram chegando ao segundo turno, revelando que era o momento da mudança e o momento de se ter novos atores políticos que pudessem substituir dois velhos grupos que dominaram esse estado por mais de 40 anos: o grupo do governador do momento, Wilson Barbosa Martins, herdeiro político de Vespasiano Martins, e o grupo do ex-governador Pedro Pedrossian, herdeiro do ministro da guerra do presidente Getúlio Vargas, o cuiabano Felinto Müller.
Passado dezesseis anos, eis que estamos diante de um cenário semelhante. Só não é mais semelhante por que um dos candidatos, Edson Giroto, que disputa o segundo turno desse ano é representante orgânico de um grupo político que está no comando da prefeitura de Campo Grande há mais de 20 anos. O outro candidato, Alcides Bernal, líder nas pesquisas, é o que representa esse desejo da renovação por parte da população que se cansou da polarização entre os velhos grupos.
Os partidos e os políticos tem que tomar consciência de que vivemos numa democracia que foi conquistada com a perda de muitas vidas em longos anos de ditaduras no Brasil. A população já não quer ser conduzida politicamente e economicamente por um ou dois grupos. De tempo em tempo é quase que necessário haver uma renovação não só de nomes como também de ideias e de modelo de gestão e esse é o momento. Não devemos mostrar nossa fragilidade diante de certos políticos de apregoam o medo, a arrogância e a falta de humildade com o trato da rés pública.
Não percamos então o momento da mudança. Essa é a hora de dizer à classe política da nossa cidade e do nosso estado que seus reinados tem fim e o fim está marcado para o próximo domingo onde o povo vem demonstrando que mudará a atual gestão. Infelizmente esse mesmo nível de consciência crítica de mudança ainda não chegou ao momento da escolha para a Câmara Municipal. Foram reeleitos velhos conhecidos, jovens membros de família tradicional e lideranças comunitárias que sempre estiveram a serviço de velhos grupos políticos da nossa capital. Nenhuma liderança social, da base dos movimentos e que tem um histórico de lutas pela defesa e promoção da dignidade humana. Talvez o momento seja o de se iniciar um movimento de formação para a renovação, na próximo eleição municipal, também dos nossos edis.

sábado, 20 de outubro de 2012

O LIXO DO PARQUE ITANHANGÁ

Como de costume, fui levar minhas crianças para brincar nesse sábado pela manhã. O local escolhido dessa vez foi o Parque Itanhangá e, como há seis meses, pude perceber (e não é muito difícil isso) que o parque continua um lixo, literalmente um lixo. O local é muito agradável, com muito verde, peixes, várias espécies de pássaros e um ambiente agradabilíssimo para passear, fazer uma caminha ou ler um bom livro enquanto as crianças brincam no parquinho de areia. Mas do jeito que está não tem condições. E o interessante é que há quase seis meses fizemos, através do mandato do deputado estadual Pedro Kemp, uma indicação à Prefeitura Municipal para que fizesse a limpeza, bem como a remoção e troca da areia do parque infantil, mas até agora, nem resposta a prefeitura deu. E o pior é que assim como essa praça, existem tantas outras em piores condições, principalmente as dos bairros mais distantes como já denunciei aqui no meu blog (segue link abaixo das imagens). Essa é a Campo Grande que não pode parar? Estamos sempre vigilantes!






quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MUITO ALÉM DO PESO

Gostaria de compartilhar com vocês o lançamento do filme/documentário "Muito Além do Peso". Já não era sem tempo um filme que tratasse desse assunto. A ideia de se fazer um filme com essa temática é muito bacana pois, através de uma linguagem bem atraente e que nos prende, que é a sétima arte, quem sabe a sociedade (as autoridades e pais) tomem um pouco mais de atenção a esse assunto.
Segue abaixo Sinopse do filme: 



MUITO ALÉM DO PESO / WAY BEYOND WEIGHT

2012 ● Brasil ● color ● digital ● 84 min. ● Documentário

Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Todos têm em sua base a obesidade. O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.


Diretor: ESTELLA RENNER
Fotografia: Renata Ursaia
Montagem: Jordana Berg
Música: Jukebox
Produtor: Marcos Nisti, Juliana Borges
Produção: Maria Farinha Filmes

http://36.mostra.org/filme/374308/muito-alem-do-peso%20