terça-feira, 5 de março de 2013

NÃO ENGORDE SEU FILHO


Recentemente foi lançado um filme documentário chamado Muito Além do Peso, que tem como objetivo nos chamar a atenção, através de depoimentos que mostram casos de crianças obesas que apresentam graves problemas de saúde por conta dos hábitos alimentares adotados pelo novo modelo de vida, principalmente das pessoas que hoje compõem a nova classe C no Brasil, ao contrário do que ocorria até bem pouco tempo atrás, quando as crianças morriam por desnutrição. Hoje as famílias tem tido menos tempo de preparar seus alimentos, preferindo se alimentar fora de casa e em muitos casos com alimentos industrializados.


Segundo estatística apresentada no filme, as crianças de hoje viverão dez anos a menos em relação à nossa geração de adultos. Isso se deve ao número de crianças que estão na situação de sobrepeso ou obesas, cerca de 33,5% da população infantil. Essas crianças apresentam sintomas de doenças que até bem pouco tempo era de exclusividade da população adulta, como problemas cardíacos, respiratórios, depressivos além de diabetes tipo 2 e altos índice de colesterol.
Alguns especialistas na área da psicologia clínica tem apontado como causa do aumento do consumos de alimentos nocivos à saúde, o fato do aumento das redes de fast-food, de pais trabalhando fora e mesmo da velocidade da vida contemporânea que faz com que as crianças passem a se alimentar de forma inadequada. Outro fator é a diminuição das atividades físicas. As crianças e os jovens ficam cada vez mais tempo sentados em frente à televisão e ao computador. Uma criança passa uma média de 3 horas e meia na escola, enquanto fica cerca de 5 horas na frente da televisão, sem contar as horas em que ficam navegando ou jogando em rede pelo computador.
Mas, além dos problemas de saúde pública, a obesidade tem se transformado em motivo causador de diminuição da autoestima assim como situação geradora de bullying  e dificuldades na socialização. Outra informação importante é sobre a dificuldade do tratamento de emagrecimento desses jovens quando se tem um bombardeio publicitário a todo o momento e em todos os lugares (rádio, televisão, internet, supermercados, shoppings, entre outros) para as crianças consumirem desenfreadamente sem o devido critério crítico da escolha. O objetivo principal da indústria alimentícia é a venda de seus produtos e a expansão comercial, nem que para isso, ela corrompa o imaginário infantil vendendo sonhos e felicidades que não existem. De cada 5 crianças que são obesas, apenas uma chegará a fase adulta com o peso normal. As outras quatro continuarão obesas.
Portanto, nós, pais, educadores e autoridades tem que ter a preocupação para que essa situação se reverta nos próximos anos. Devemos ter a consciência de se praticar uma alimentação saudável casado com exercícios físicos. Temos que ensinar nossos filhos a consumirem com mais responsabilidade, comprando o que necessitamos e não somente o que desejamos. Temos que ter atitudes de sustentabilidade, reprovando atitudes que destrua o nosso meio ambiente. E, acima de tudo, termos o cuidado para não engordar a próxima geração.

Nenhum comentário: