segunda-feira, 22 de outubro de 2012

É TEMPO DE MUDANÇA



Nessa eleição, tal qual a de 1996, o sentimento que abarca a população é o sentimento da mudança, da renovação. A população já está cansada de se ver diante de escolher sempre os mesmos nomes ou os representantes dos mesmos grupos políticos quando há disputas para os mais diversos cargos institucionais do campo político.
Só para lembrar, em 1996 havia um quadro muito semelhante ao de agora. O cenário era de pulverização também.
Havia dois candidatos, considerados os mais fortes, Nelson Trad (o Pai) e o ex-prefeito Levy Dias, este considerado o líder em todas as pesquisas e famoso por suas obras estruturais dos anos 70 e, além disso, Levy dias tinha como vice o proeminente locutor e apresentador Maurício Picarelli.
No mesmo Pleito, ainda concorriam dois ilustres “desconhecidos” deputados: André Puccinelli (federal) e Zeca do PT (Estadual) que, com discurso moderno e que representavam a renovação, acabaram chegando ao segundo turno, revelando que era o momento da mudança e o momento de se ter novos atores políticos que pudessem substituir dois velhos grupos que dominaram esse estado por mais de 40 anos: o grupo do governador do momento, Wilson Barbosa Martins, herdeiro político de Vespasiano Martins, e o grupo do ex-governador Pedro Pedrossian, herdeiro do ministro da guerra do presidente Getúlio Vargas, o cuiabano Felinto Müller.
Passado dezesseis anos, eis que estamos diante de um cenário semelhante. Só não é mais semelhante por que um dos candidatos, Edson Giroto, que disputa o segundo turno desse ano é representante orgânico de um grupo político que está no comando da prefeitura de Campo Grande há mais de 20 anos. O outro candidato, Alcides Bernal, líder nas pesquisas, é o que representa esse desejo da renovação por parte da população que se cansou da polarização entre os velhos grupos.
Os partidos e os políticos tem que tomar consciência de que vivemos numa democracia que foi conquistada com a perda de muitas vidas em longos anos de ditaduras no Brasil. A população já não quer ser conduzida politicamente e economicamente por um ou dois grupos. De tempo em tempo é quase que necessário haver uma renovação não só de nomes como também de ideias e de modelo de gestão e esse é o momento. Não devemos mostrar nossa fragilidade diante de certos políticos de apregoam o medo, a arrogância e a falta de humildade com o trato da rés pública.
Não percamos então o momento da mudança. Essa é a hora de dizer à classe política da nossa cidade e do nosso estado que seus reinados tem fim e o fim está marcado para o próximo domingo onde o povo vem demonstrando que mudará a atual gestão. Infelizmente esse mesmo nível de consciência crítica de mudança ainda não chegou ao momento da escolha para a Câmara Municipal. Foram reeleitos velhos conhecidos, jovens membros de família tradicional e lideranças comunitárias que sempre estiveram a serviço de velhos grupos políticos da nossa capital. Nenhuma liderança social, da base dos movimentos e que tem um histórico de lutas pela defesa e promoção da dignidade humana. Talvez o momento seja o de se iniciar um movimento de formação para a renovação, na próximo eleição municipal, também dos nossos edis.

Nenhum comentário: