sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LAUDO PERICIAL SOBRE O VÍDEO


Segue abaixo o Laudo Pericial sobre o vídeo que Alcides Bernal supostamente estaria recebendo propina e negociando cifras milionárias para a sua campanha. Quero deixar registrado que esse laudo eu recebi por e-mail.

1 - ANDRÉ FARIA LEBARBENCHON, brasileiro, casado, Perito e Auditor, registrado no Conselho Regional de Contabilidade CRC/MS 3.818/O e na Comissão de Valores Mobiliários - CVM nº 6.394, Corretor e Avaliador, registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis CRECI/MS 4.605 e no Cadastro Nacional de Avaliador Imobiliário – CNAI nº 4.850. Conselheiro e Membro do Grupo de Estudos de Perícia Contábil do Conselho Federal de Contabilidade – período 1998-2004, Professor, Instrutor e Conferencista. Pós-graduado em Administraçãopelo Centro de Ensino Superior CESUP/UNIDERP na data de 1º/12/93, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV na data de 9/01/2008
2 - CLEIDE APARECIDA M. CHELES LEBARBENCHON, brasileira, casada, Perita Contadora, registro CRC/MS 8.029/O. Atua como Perita Judicial e como Assistente Técnica Pericial em todas as Comarcas do Estado e nas seções Judiciárias Estaduais e Federais em Mato Grosso do Sul e demais estados brasileiros. Bacharel em Direito pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande – MS.
3 - LEBARBENCHON SSempresa inscrita no CNPJ Nº 80.181.324/0001-02, e no Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul sob nº CRC/PR 3.527 T/MS, especializada em serviços de Perícias, Auditorias, Negócios Imobiliários e Avaliaçõestodos com endereço comercial abaixo descrito:
Avenida Afonso Pena, 3.504 - 15º andar, sala 156 - Edifício Empire Center - Centro - Campo Grande / MS - CEP 79002-948 - Fone/Fax (67) 3382-1151
Celular (67) 9981-0826 andre@lebarbenchon.com.br


Vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria apresentar seu PARECER PERICIAL DE EXAME DE DEGRAVAÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO consoante as determinações legais e Normas pertinentes.





2 – SÍNTESE DO OBJETO DA PERÍCIA


Constitui objeto do presente Parecer atender a empresa CENPAR – Comunicação S/C Ltda. para o Exame de Degravação de Áudio e Vídeo apresentado no site eletrônico YOUTUBE onde consta a apresentação de imagem e voz atribuída ao Senhor ALCIDEZ JESUS PERALTA BERNAL.

O presente trabalho, de degravação de áudio e disponibilizado com as seguintes características:
- tempo: 1min14seg
- tipo de gravação: Em ambiente fechado, provavelmente em restaurante;
- midia: gravação disponibilizada no site YOUTUBE.




3 – MÉTODOLOGIA ADOTADA PARA OS TRABALHOS PERICIAS



3.1 – ANÁLISE PERCEPTUAL
A partir da percepção auditiva e com o emprego de técnicas de filtragem, equalização e amplificação, quando necessário, o perito realizou a análise de conteúdo dos registros de áudio questionados, sob a forma de transcrição, onde os nomes próprios e/ou alcunhas, nomes de marcas e siglas aparecem grafados conforme a compreensão dos peritos. Os peritos procuraram de modo perceptivo e amparados em informações contidas na própria gravação, como autodenominações e vocativos, identificar os distintos interlocutores, assim como assinalar e atribuir a eles cada uma das locuções, cuja convenção adotada neste laudo é apresentada abaixo.
Foram também analisadas as imagens apresentadas no contexto geral com os comandos auditivos e em separados para que pudéssemos verificar a autenticidade ou não do vídeo analisado.

3.2 - TRANSCRIÇÃO DO CONTEÚDO DO ÁUDIO E VÍDEO QUESTIONADO
A identificação do nome dos interlocutores foi realizada com base na citação (identificação do nome do Senhor Alcides Bernal) com outra pessoa de voz masculina (Voz interlocutória).

NÍCIO DA GRAVAÇÃO:
Alcides Bernal
Se agente conseguir um bom desempenho, vão surgir parceiros. Quem chegar primeiro vai ser parceiro meu, quem não chegar ... Então você pode ter certeza absoluta que daqui há dois meses e 10 dias (intervalos de 19seg e 20seg quase contínuos), nós vamos pro segundo turno. Eu não tenho dúvida que vai dar segundo turno.

Voz Interlocutória
Além desse grupo que mandou entregar o dinheiro, tem outro pessoal que quer participar da tua vitória.

Alcides Bernal
*** Interferências por edição (de 32.419seg até 33.514seg) *** e tem?

Voz Interlocutória
Muito.

Alcides Bernal
Me apresenta a direção desse pessoal.

Voz Interlocutória
Pode ser 10 de setembro?

Alcides Bernal
Por aí. Se possível antes, se for dia 10 tá bom.

Voz Interlocutória
Vamos arrumar isso por que o grupo é forte. Você prefere que eles ajudem com material ou em dinheiro? Melhor dinheiro, né?
Alcides Bernal
Claro.

Voz Interlocutória
Quantos milhões a campanha vai precisar?

Alcides Bernal
Quinze (fala muito baixa e sobreposta a ruído externo, de difícil identificação)

Forte interferência sonora externa

Voz Interlocutória
Cê tem que tomar cuidado, por que você é o candidato dos pobres. Do primeiro grupo eu tô te passando 200 dos 300 mil que agente combinou.

Intervalo no áudio com sinal de edição entre 1:07.352min e 01:09.479min.

Voz Interlocutória
Pega o dinheiro rápido pro pessoal não ver.

FIM DA GRAVAÇÃO: 1:14min


3.3 – ANÁLISE DO CONTEÚDO DO ÁUDIO E VÍDEO QUESTIONADO
A análise do material compreendeu a conjunção do áudio com o vídeo e sobre esta perspectiva encontramos as seguintes características:
  1. Descompasso entre fala e as imagens postadas;
  2. Imagem do rosto do Senhor Alcides Bernal parada e olhando para cima e não para o interlocutor;
  3. Mistura de sons e timbre durante o vídeo;
  4. Movimento atribuída a mão do Senhor Alcides Bernal para “pegar o dinheiro” esta em desacordo com a postura do antebraço e braço;
  5. Não há movimento labial do Senhor Alcides Bernal;
  6. Não existe expressão do rosto do Senhor Alcides Bernal;
  7. Muitos ruídos de som;
  8. Muitas falhas de imagem caracterizando cortes de filmagem.

As pontuações acima demonstram uma montagem do áudio com o vídeo, caracterizando falsidade no documento produzido.





4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS


1 - O presente Parecer Pericial está registrado sob o código 

2 – Conforme o trabalho realizado, os Peritos podem dizer que o áudio e vídeo degravado, teve como protagonista duas pessoa, com características de um dialogo entre duas pessoas de voz masculina, sendo o palco um ambiente fechado, com características convincentes que o vídeo SÃO EDITADOS, ou seja, SÃO MONTADOS.

Colocamo-nos a disposição para os esclarecimentos julgados necessários.


Campo Grande, 23 de outubro de 2012.




ANDRÉ LEBARBENCHON
Perito e Auditor CRC/MS 3.818/0 / CVM 6.394
Corretor e Avaliador CRECI/MS 4.605 / CNAI 4.850
Perito




CLEIDE CHELES LEBARBENCHON
Contadora CRC/MS Nº 8.029/0
Perita




LEBARBENCHON – PERÍCIAS, AUDITORIAS,
NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS E AVALIAÇÕES
CNPJ: 80.181.324/0001-02


Nenhum comentário: